quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Pesquisas sobre jornalismo ambiental em Santa Catarina: constatações provisórias

Por Míriam Santini de Abreu, jornalista

Fiz um primeiro levantamento do material localizado sobre jornalismo ambiental em Santa Catarina disponível em diferentes bases de dados. Foram 5 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), 5 dissertações, 8 artigos e 2 livros.

O mais antigo localizado é a minha dissertação de mestrado em Geografia, de 2004, analisando o discurso jornalístico sobre o desenvolvimento sustentável. O mais recente, de 2021, é um TCC que analisa as práticas de jornalismo ambiental nos portais de notícias de Blumenau e região. Devo ampliar a busca para localizar trabalhos mais antigos e mais recentes.

Primeiras constatações provisórias: 1) a revisão bibliográfica das pesquisas traz o conhecimento do jornalismo em geral e do jornalismo ambiental em particular, mas as pesquisas, independentemente da orientação teórico-metodológica e dos objetos empíricos, não dialogam com trabalhos anteriores, ainda que poucos, produzidos no estado; 2) em minha dissertação, que completa 20 anos em 2024, afirmo que o espaço é constitutivo do discurso jornalístico sobre meio ambiente, mas verifica-se que as marcas da formação socioespacial catarinense praticamente não são levadas em conta nas análises.

Veja as pesquisas em: https://jornalismoambientalsc.blogspot.com/p/pesquisas_99.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arborização e crise climática em pauta

Uma pauta pulando para o jornalismo ambiental em Santa Catarina: a reportagem intitulada “Em Belo Horizonte, arborização dos bairros repete ...